sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Adrenalina que vem de berço...

Na foto, Mateus Bonatto, durante os treinos

Dizem que filho de peixe, peixinho é... Quando o assunto é hobbys e esportes radicais, parece que a sabedoria popular mostra-se eficiente! Descobrimos nestas semanas de conversas com motociclistas, jipeiros e demais amantes de aventura e liberdade que a adrenalina está no sangue também de familiares.
Neste caso, encontramos um peixinho de 12 anos, filho de um motociclista apaixonado, praticante de motocross desde os 10. O sonho? Ser um bom piloto. Por hobby, claro...
“Quero trabalhar na empresa do meu pai e nas horas de folga praticar motocross. É muito legal, pois acabei até estudando mais, com medo de perder a moto. Se minhas notas forem baixas, meu pai deixa de investir no esporte”, conta Mateus Mai Bonatto, que pertence à categoria 85 cc. Abaixo dele ainda existe a categoria 65cc, para meninos ainda menores.
Mateus tem um fiel companheiro de hobby. Luís Henrique Safraider Neto, de 13 anos, também tem no sangue a paixão por motos. O pai também o influenciou, comprando uma moto adaptada há dois anos. Os meninos treinam periodicamente em trilhas no autódromo de Cascavel ou em qualquer lugar onde haja muita estrada irregular e terra. Uma aventura que não tamanho... Literalmente!

No vídeo, um pouco dos treinos deste esporte que não tem limite de idade...

Velocidade em "carrões"

O Rallye é outro esporte que merece destaque, pois além de interessante, começa a ganhar cada vez mais espaço. O Oeste do Paraná, por exemplo, já conta com o Clube Rallye Cascavel, hoje composto por 38 sócios que disputam diversas categorias dentro do Rallye Nacional. O “Lobinho”, do CRC, conta que o principal evento do clube é a Copa Paraná de Rallye de Regularidade, organizada pela diretoria do CRC sob supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo. A Copa Paraná é um campeonato com cinco etapas, sendo quatro já realizadas e a última está marcada para o dia 27 de outubro, em Cascavel, com o tradicional Rallye da Meia-Noite, um dos mais tradicionais rallyes de regularidade do Brasil. A etapa deve contar com participantes de Cascavel, Toledo, Medianeira, Corbélia, Curitiba, Pato Branco e Passo Fundo.
Lobinho conta ainda que além de organizar a Copa Paraná de Rallye de Regularidade, o CRC tem 5 duplas que participam do Campeonato Brasileiro de Rallye de Velocidade, uma dupla no Mitsubishi Motors Sport, uma na Copa Peugeot de Velocidade e ainda registra participação no Sul Americano de Rallye e Campeonato Brasileiro de Rallye Regularidade.
E para conhecer um pouco mais deste esporte fascinante – carros, modalidades, aventuras - os amantes da velocidade podem entrar no site http://www.rallyecascavel.com.br/, aliás, um site completo, com MUITAS notícias.




Um hobby para poucos...



O Aeroclube Cascavel é um clube fechado, sem fins lucrativos localizado no Parque Verde. São pessoas apaixonadas pela aviação que encontraram no clube um momento de lazer.



A Associação Aeroleve Aeródromo Privado surgiu em 93 por um grupo de pessoas que gostava de voar de ultraleve. Em 98 foi inaugurada a sede própria com a finalidade aeroesportiva de praticar o vôo. A aviação foi transformada no hobby preferido dos associados.

A pista do Aeroclube tem autorização da Agência Nacional de Viação Civil (ANAC). A associação dispõe ainda de um espaço aberto ao público, uma área delimitada para os amante das aeronaves apreciarem pousos e decolagens. Segundo o presidente do Aeroclube Antônio Mariano a visitação está aberta aos finais de semana. O clube tem ainda uma escola para pilotos de ultraleve, aberta a população. A escola é homologada e regulamentada pela ANAC.
As despesas do Aeroclube são pagas por meio de mensalidade,de acordo um dos associados o advogado Arthur Xavier Neto.










Para os interessados o presidente do Aeroclube Antônio Mariano fala sobre os critério para se tornar um associado.

http://www.divshare.com/download/2055784-eeb

Velocidade em "carrinhos"









Situado na região do lago, o Kartódromo Municipal de Cascavel conta com uma pista de 1000 m, torre de cronometragem, parque de abastecimento e pesagem, 42 boxes fechados, para assim, poder sediar provas como do Campeonato Brasileiro de Kart. Lá também há estacionamento e um novo ambiente para alimentação.
A pouco tempo a prefeitura de Cascavel viabilizou asfalto betumizado (ajuda a minimizar o barulho do motor) para a recuperação da pista de corridas do Kartódromo, que passou por uma revitalização total para receber a Copa Paraná de Kart. Ao todo foram aplicados na pista 30 cargas do produto.
E além de competições, o local abriga os atletas de fim de semana, adoradores da prática, eles aproveitam para dar uma corridinha nas pistas do kartódromo. Pode-se ter noção de como é correr em máquina maiores, como da fórmula 1. A modalidade vem ganhando espaço em Cascavel e mostrando que kart não é brinquedo de criança não, apesar de muitos “pequenos” praticarem. Vale a pena conhecer o local e quem sabe dar uma voltinha.











quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Cascavel: aldeia da velocidade















Cascavel - Não há um grande piloto brasileiro que já não tenha experimentado ou ouvido falar sobre pegas históricos na pista de alta do Autódromo Internacional de Cascavel. Não há categoria do automobilismo brasileiro que já não tenha revelado um piloto cascavelense para as pistas de todo o Mundo. Jaime Melo Junior subiu ao pódio aos 9 anos pela primeira vez disputando o Paranaense de Kart e, nunca mais parou.

O piloto cascavelense é o líder isolado da GT2 temporada 2007 da American Le Mans Series, em dupla com o finlandês Mika Salo, ex-piloto da Fórmula 1. Jaiminho, como é conhecido nas pistas, foi o campeão da temporada 2006 da Fiat GT e além de correr em busca do título deste ano, também é piloto de testes da Ferrari.


CRIANÇAS CARENTES PARTICIPAM DO PROJETO SEGUNDO TEMPO



Garantir um futuro melhor a crianças e adolescentes matriculados em escolas da rede pública é um dos compromissos da administração de Catanduvas. A valorização do tempo livre desses menores ganha outro aliado, o projeto Segundo Tempo, uma parceria que a prefeitura acaba de assinar com os governos estadual (Paraná Esporte) e federal (Ministério do Esporte e Lazer).
O projeto vai inicialmente envolver 110 alunos matriculados no Colégio Dilma Angélico. Eles têm idades entre 10 e 16 anos e estão matriculados da 5ª à 8ª séries. Os estudantes passam, sob orientação do professor Edson Junior dos Santos, a participar de atividades sociais e educativas que contam com o esporte como alicerce. “Esse é um jeito divertido de aprender a respeitar os colegas, a conhecer a força do trabalho em equipe, aprender a ganhar e também a perder”, informa o prefeito em exercício Valfrido Sutil de Oliveira.
Os encontros do Segundo Tempo acontecerão diariamente de segunda a sexta à tarde e nas manhãs das terças-feiras. Os estudantes vão ter a oportunidade de praticar várias modalidades esportivas, coletivas e individuais, e participar de ações no campo das artes, como a dança. “Os alunos ganham em qualidade de vida, porque é muito melhor praticar atividades saudáveis como essas do que ficar na rua sem ter o que fazer”, observa Edson, animado com a tarefa de conduzir as primeiras 110 crianças e adolescentes escolhidos para o projeto em Catanduvas, uma das poucas cidades da região integradas à parceria.


http://www.divshare.com/download/2045777-b85projetosegundotempoaudio

3º Encontro Cultural Ecológico

Vai acontecer em Cascavel o 3º Encontro Cultural Ecológico, o evento será na Praça Parigot de Souza (Praça do Country). Lá você poderá encontrar feira natural, tenda do Reiki, músicas alucinantes, culinária vegetariana, exposições artísticas, vibrações positivas e artesanato.
Sintonize essa idéia!


Programação

Sábado 29/09 às 09:00 na praça, troca de idéias e atividades práticas de Agricultura Urbana e Ecologia Cotidiana. Apresentação da Permacultura e iniciativas pelo Brasil.
Domingo 30/09
06:15 - Ritual do sol nascente
07:00 - Prática de Yoga e Palestra
09:00 - Tai Chi Chuan
10:00 - Palestra sobre mitos, lendas e identificação de espécies de animais peçonhentos.
11:00 - Palestra de Bioconstrução Casa Ecológica
- oficina de poesia e arte
- oficina de origami
12:30 - Almoço: frutas, culinária natural e vegetariana
13:30 - Oficina de brinquedos ecológicos
14:00 - Diálogos Ecológicos: agricultura orgânica, consumo responsável, vegetarianismo e o uso da bicicleta.
15:00 - Oficina de malabares
16:00 - Roda de capoeira
17:00 - Momento Hare Krishna
18:00 - Celebração da paz.
19:00 - Cinema alternativo

Levem canecas, esteiras para yoga e confiram as boas vibrações!!

Escola municipal atende crianças com necessidades especiais

A escola municipal Ita Sampaio no bairro Parque Verde, se destaca entre as demais por possuir vários projetos sociais entre eles, aulas de balé e futsal que é praticado nas quadras da própria escola. Esses dois projetos são financiados pelos próprios pais de alunos.
A inclusão de alunos portadores de necessidades especiais que não é considerado um projeto, Segundo a Diretora Leda Ana Moraes, pois todas as escolas devem destinar vagas a portadores de necessidades, Também faz parte do cotidiano da escola, que precisa se adaptar as necessidades de cada aluno. Leda conta que essas crianças estudam nas mesmas classes que as demais, o que acontece é que algumas vezes precisa-se de uma ou outra adaptação. As verbas enviadas pelo governo municipal são exclusivamente para as despesas fixas da escola. Uma vez por ano o governo envia verbas também. Porém essas são destinadas a algumas reformas quando a instituição precisa. A diretora nos conta também que não falta merenda para seus alunos. A escola atende hoje 378 alunos do ensino fundamental, essas crianças vêm de vários bairros da cidade e também da zona rural.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Por que vegetariano???

O que é ?
O nome vegetariano naõ remete a base da alimentação vegetal, como muitos pensam, mas da expressão latina "vegetus", que significa "forte", "vigoroso", "saudável".
A nutricionista, Isabel Caldart, explica que vegetariano é aquele que não consome produtos de origem animal. “Mas existem também os ovolactovegetarianos, aqueles que consomem ovos, leite e derivados e os lactovegetarianos os só consomem, de origem animal, derivados de leite”, comenta. Existem ainda os veganos, que excluem todos os produtos de origem animal não só da sua dieta como de tudo o que consomem, incluindo cosméticos, vestuário e calçado, entre outros produtos.

Razões éticas
Os vegetarianos não vêem o homem como superior ao animal, do ponto de vista do direito à vida, sendo assim, não é justo tirar a vida de um animal para alimentar uma pessoa, especialmente quando a vida dessa pessoa não depende da vida do animal. Portanto, devem co-existir os dois.
Outro aspecto esta ligado a forma como os animais são tratados, geralmente, confinados em pequenos espaços, alimentados de forma artificial e tratados por vezes de forma brutal durante o transporte ou antes do abate.

Ouça o que o jornalista Washington Novaes fala sobre o assunto

Razões relacionadas a saúde

Uma dieta vegetariana equilibrada é geralmente eficaz em equilibrar os níveis de colesterol, reduzir o risco de doenças cardio-vasculares e também evitar alguns tipos de câncer. Outro aspecto relevante prende-se com a qualidade dos produtos animais que chegam ao mercado.
Kaoana Sopelsa é vegetariana e conta que um dos motivos que a levou a adotar a dieta foi o fato dos animais criados para consumo humano serem alimentados com uma quantidade significativa de hormonas de crescimento e antibióticos para resistirem às doenças, sendo a carne que chega à mesa, muitas vezes, de má qualidade. Por outro lado, a poluição dos mares e rios torna o peixe igualmente inseguro.
Um terceiro ponto, nas razões de saúde, são as recorrentes crises da indústria alimentar, como a das vacas loucas e gripe aviária, que levam muitas pessoas a adoptar uma dieta diferente

O professor titular do departamento de direito da UFSC, Christian Guy fala sobre o assunto

Razões ecológicas

Para os vegetarianos outra forte razão para não consumir carne é o processo ambiental que, indiretamente, envolve o consumo. Para produzir carne é necessário cultivar plantas, que alimentam o gado, que por sua vez irá alimentar o Homem.
Durante o passo de alimentação do gado foram gastos recursos como a água, energia e tempo, que poderiam ter sido poupados se o Homem consumisse diretamente os vegetais. Exemplo: Para produzir 1 kg de carne bovina são gastos aproximadamente 15 mil litros de água (incluindo a rega das plantas, a higiene do animal, etc); para produzir 1kg de soja são gastos menos de 1300 litros de água, cerca de 10%. A economia de água é, portanto, superior a 90%, sem que o bife traga necessariamente um valor acrescentado significativo relativamente ao cereal.

Ouça o que João Meireles do Intituto Peabiru Belém PA fala sobre o assunto

Razões econômicas

A base alimentar do vegetarianismo consiste em alimentos de um nível inferior da cadeia alimentar, os legumes, frutos e grãos, mais baratos do que a carne ou o peixe, quando de qualidades comparáveis. Os alimentos vegetarianos processados, como o tofu ou o seitan são muitas vezes produzidos pelos próprios consumidores em casa.
As razões econômicas não costumam, isoladamente, motivar uma pessoa a adaptar a dieta vegetariana, mas contribui muitas vezes, a par de outras motivações, para a mudança de regime alimentar, ou a sua manutenção.

Marly Winckller Presidente da SUB fala mais sobre o assunto

Razões espirituais

As motivações religiosas são, muitas vezes, revestidas de grande complexidade. Budistas, Hindus e Adventistas do Sétimo Dia, são tipicamente conotados com o vegetarianismo, mas as motivações não são necessariamente imposições religiosas (isto é, comer carne não é necessariamente visto como um pecado, por exemplo).
Muitos Budistas preferem a dieta vegetariana porque defendem a não-violência, o que é, portanto, uma motivação ética. Muitos Adventistas escolhem e aconselham a dieta vegetariana porque a vêem como mais saudável e, portanto, vantajosa para o corpo terreno - o que é, consequentemente, uma motivação saudável.

MArcio Bontempo, médico ortomolecular faz seu comentário

domingo, 16 de setembro de 2007

E a crônica, caro leitor...

Quando decidi me tornar uma jornalista, ainda morando no Rio Grande do Sul, certamente não foi inspirado em um repórter de televisão, tão pouco um de rádio ou jornal, quem realmente me inspirou foram os cronistas, que por lá, são muitos.

Eu lia e ficava admirada...eu já vi isso antes, eu já passei por isso antes e sempre, de alguma forma, parecia que o que eles escreviam era para mim....

Continuo admirando os cronistas, aquelas figuras sarcásticas que com bom humor e muita criatividade escrevem verdadeiras estórias da vida real. Mas hoje, no terceiro ano de jornalismo, me deparo com uma contradição. Os meus admiráveis não escrevem mais...perai, já vou explicar...

Não sei se por falta de cultura, por falta de espaço ou profissionais, as crônicas se tornaram peças raras no jornalismo impresso de Cascavel. Mas por que isso acontece?

Tentando desvendar essa charada, me dirigi ao Jornalista e professor de comunicação, Jean Paterno. Ele diz que nos jornais de interior não há o hábito da publicação de crônicas, principalmente no que se trata de pessoas nativas. " O que se vê por aqui, são apenas artigos de opinião".

Além disso, ele alega que os leitores não estão acostumados com esse tipo de leitura. "Muitos não sabem entender com clareza o que essa estrutura de texto quer passar", afirma.

Para o jornalista, Luciano Barros, o paranaense ainda tem um nível cultural muito baixo. "A raiz cultural é pobre. Mas acredito que as universidades devem fomentar a um novo tipo de leitura e conseqüentemente a crônica deve ganhar espaço", comenta.


Entrevista com o jornalista, Jean Paterno, sobre a estrutura da crônica:

ouça aqui

DivShare File - MIC00003.WAV

Para ver a entrevista completa com o Editor Chefe do jornal O Paraná, Antônio Sbardelotto é só clicar aqui

DivShare File - Filme.wmv

Desculpe-nos Sr. Johnny Cash!


Apreciadores de música boa para beber e brigar, atenção!!
Finalmente vamos poder curtir MATANZA em Cascavel.
Esses excêntricos cariocas estrearam com o disco “ Santa Madre Cassino” em 2201. Misturando country music com hard core, e uma influência assídua de Johnny Cash, a banda formada por Jimmy(vocal), Donida (guitarra), China (baixo) e Fausto (bateria), é irreverente com sua estética “bang-bang” e original na composição das músicas. A abertura do show fica por conta da Banda Zeca Urubu, você não deve perder!

Data: 28/09/07
Local: Clube de Subtenentes e Sargentos, rua Bom Jesus nº 920, área militar.
Ingressos à R$ 15,00 (antecipados) Na UNDER ROCK e Discolândia
R$ 20,00 (no local) – Esturantes R$ 10,00(INDISPENSÁVEL APRESENTAÇÃO DE CARTEIRA DE ESTUDANTE NA PORTARIA)- CENSURA 16 ANOS (MENORES DE 18 ANOS INDISPENSÁVEL A APRESENTAÇÃO DE IDENTIDADE-
INFORMAÇÕES: (45)32254447