sábado, 25 de agosto de 2007

Cultivo de morango pode ser saída para o pequeno produtor


Na Região Oeste, assim como em boa parte do Paraná, o êxodo rural está aumentando. Muitos agricultores, diante do custo das culturas tradicionais como milho e soja, do clima oscilante e das novas pragas que surgem anualmente nas lavouras, estão usando da criatividade para permanecer no campo.

Para não deixar a terra que cultivaram durante boa parte da vida, algumas famílias têm investido em culturas diferenciadas, e conseguindo, com isso, lucro e qualidade de vida.

Um exemplo disso é o jovem produtor Anderson Inácio Luiz, 29, que mora na Vila Rural Verdes Campos, localizada no município de Ubiratã (90 km a noroeste de Cascavel), que começou a plantar morangos.

“Nossa área de plantio é pequena, por isso decidimos começar plantando pouco” diz Luiz, lembrando que além do cultivo de morango, ele também possui estufas onde cultiva alface, repolho, pepino, tomate entre outros. Todas as quartas-feiras e sábados ele vende o que produz na Feira do Produtor localizada na cidade de Ubiratã.

Ele diz que graças ao morango não teve que deixar sua terra e nem ir morar na cidade como muitos de seus vizinhos agricultores.

Atualmente residem na vila rural 60 famílias, destas, apenas três mantem o cultivo de hortifrutigranjeiros, o restante apenas moram ali. “No inverno em virtude da produção de hortaliças ser maior, a concorrência aumenta. O morango veio para ser um diferencial e está trazendo ótimos resultados”, garante.

Mais informações: Anderson (44) 9932-1938

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

On The Road


Evento de projeção internacional é extinto em Cascavel por falta de apoio

O Encontro Internacional de Motociclismo – On The Road – realizado bianualmente em Cascavel tem como objetivo congregar amigos e amantes da motocicleta. Considerado pela imprensa especializada como o maior evento motociclistico da América do Sul e o terceiro maior do mundo teve três edições sendo que a última aconteceu em 2005. Esse ano seria a quarta edição do encontro que foi extinto devido à falta de apoio da sociedade.
Segundo um dos idealizadores Augusto Bittencourt o evento traduzia a liberdade de andar em duas rodas por isso o nome On The Road em português “Na estrada”, afirma. Outra intenção do grupo era tornar Cascavel uma referência do motociclismo no Brasil e na América Latina. Para assim levar o nome da cidade além da fronteira, traduzindo o que a cidade tem de melhor. O que segundo Bittencourt não foi compreendido pelo comércio local e pela própria população. “Por isso, infelizmente o On The Road foi extinto do calendário de festividades local”, explica.
O encontro bianual era gratuito e trouxe para Cascavel além dos amantes do motociclismo, grandes shows como o do Angra, Barão Vermelho, entre outros

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Exército arrecada 6 toneladas de alimentos

Alimentos serão entregues a instituições e milhares de carentes vão ser beneficiados

O Exército de Cascavel, com apoio do Provopar (Programa de Voluntariado Paranaense), promoveu a Campanha do Quilo, na qual os soldados arrecadaram cerca de seis toneladas de alimentos, que serão distribuídos para 30 entidades filantrópicas do município no próximo sábado (25), no 15º Batalhão Logístico.

A empresa Elisa Plásticos entregou ontem (21) ao Provopar mil sacolas plásticas que serão utilizadas para montar os kits com alimentos e roupas. Milhares de pessoas carentes vão ser beneficiadas com as doações.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Movimentos de contra cultura são tema de exposição























A intensa criação de movimentos de contra cultura nas décadas de 50 a 80 influenciaram suas gerações. Da mesma forma hoje, roupas, músicas e até mesmo a forma de falar, definem a tribo a qual pertence o jovem.
Segundo o historiador Rangel Matoso, a década de 50 chegava ao fim e com ela os chamados filhos do “Baby Boom”, consequência da prosperidade financeira e da euforia do pós-guerra, surgia então a explosão da juventude, influenciada por idéias de liberdade da chamada geração beat, que se opunha à sociedade de consumo vigente, assim os movimentos começaram a ganhar força.
A influência deles na vida dos jovens e, principalmente, a forma com a sociedade vê essas tribos, foram, na última semana, tema de uma exposição na entrada da UNIPAR, Universidade Paranaense, Campus de Cascavel. Tendas foram montadas por alunos do curso de Psicologia para oferecer a quem passava um recorte das principais características de cada tribo. Crenças, estilos, cores e músicas, foram apresentados aos acadêmicos e ao público externo. Em cada espaço um pouco da história dos: Rapper, Skate, Gótico, Wicca, Punk, Hippie, Clubbers, Patty e Mauricinho e Emo.
Rodrigo Alexandre Beneti, Acadêmico de psicologia, pesquisou sobre os góticos e explica que, o trabalho que começou a ser desenvolvido há cinco meses, fez com que eles derrubassem tabus. “Os góticos são muito interessantes, eles não tem religião mas utilizam símbolos, como o pentagrama, que tem um significado harmônico, as cinco pontas representam: espírito, terra, água, fogo e ar”.
Para a coordenadora do projeto, Helena Anciutti, a exposição superou os objetivos da proposta. “Nossos alunos puderam fazer uma analise psicológica profunda no que diz respeita ao preconceito que o diferente provoca. Muitos deles saíram dos limites do Campus caracterizados e puderam observar a reação da população”, destaca.
Os movimentos também foram analisados sob a ótica dos integrantes, a pesquisa concluiu que, mesmo com características distintas, todos tem a mesma função social, ajudar na formação da identidade dos indivíduos que lhe são comuns.

domingo, 19 de agosto de 2007

12ª Noite Ucraniana











Há 12 anos, a comunida ucraniana de Cascavel realiza no terceiro sabado do mês de agosto a noite ucraniana, com objetivo de resgatar e divulgar a cultura ucraniana, através de apresentações de danças do grupo folclórico Sonhachnek, comida típica entre elas Borsctch (Sopa de Beterraba) e perohe(tipo de um pastel recheado com batata servido com molho ou nata) e expondo alguns icones da cultura como a bandura (instrumento musical).
O evento atrai descendente de várias cidades paranaense. Muitas vezes sua cultura é confundida com a cultura polonesa ou russa devido a ambas terem absovido um pouco da riquesa da cultura ucraniana nos períodos que invadiram e dominaram a Ucrânia.
É uma "tribo" alegre, amistosa, bastante ligada a suas raizes e a religião. Rica em detalhes e beleza.