sábado, 15 de setembro de 2007

VEGETAIS X CARNES

O QUE É MELHOR PARA NOSSA SAÚDE?





Marina Garcia, 29, é vegetariana desde os seis anos primeiramente por opçao da familia. Hoje ela conta que a alimentaçao de um vegetariano é baseada em alimentos derivados. “Não como carne, seja de frango ou peixe, acho que não é desculpa dizer que não se come carne vermelha... é carne igual”, diz Marina. Pedagoga, ela complementa que a cultura vegetariana vai contra o consumo de ovos, leite, queijos e tudo o que vem diretamente dos animais.
Algumas ensiclopedias dizem tambem que “o vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentos. Os ovolactovegetarianos consomem também ovos, e os lacto-vegetarianos leite e lacticínios”.
E, nao é somente da dieta que os vegetarianos excluem produtos de origem animal. Os mais rigorosos não usam cosmeticos, calçados e roupas vindos de animais.
A União Vegetariana Internacional define vegetarianismo como "a prática de não comer carne, aves, peixes ou seus subprodutos, com ou sem uso de laticínios e ovos."
Mas, porque não?
Sandra dos Santos, 53, acredita que a morte dos animais simboliza tortura. “Não precisamos de carne para viver! Os abatedouros sao leitos de mortes para estes animais. Eles morrem pra satisfazer vontades desnecessarias das pessoas”.
A carne vermelha, em especial, é a segunda maior causa de câncer, perdendo apenas para o fumo.
Mas a dentista Patrícia Azevedo, 23, argumenta: “a carne pode ser considerada como um alimento nobre para o homem, pois serve para a produção de energia, para a produção de novos tecidos orgânicos e para a regulação dos processos fisiológicos, respectivamente, a partir das gorduras, proteínas e vitaminas constituintes dos cortes carneos”.


Pesquisas recentes mostram que a carne bovina possui todos os minerais, destacando-se a presença de ferro, fósforo, potássio, sódio, magnésio e zinco. A proteína da carne contém todos os aminoácidos essenciais ao ser humano. A gordura da carne, além do aspecto energético, é importante pelos ácidos graxos essenciais, colesterol e vitaminas lipossolúveis.
A carne apresenta todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), as hidrossolúveis do complexo B (tiamina, riboflavina, nicotinamida, piridoxina, ácido pantotênico, ácido fólico, niacina, cobalamina e biotina) e um pouco de vitamina C também.
Ou seja, como qualquer assunto, este também possui os prós e os contras. Basta optar pelo sim ou pelo não, conforme os critérios que você utiliza para sua alimentação.

Comunicação na Unipar




Há cinco anos na Unipar de Cascavel funciona a Rádio Conexão. A programação é realizada apenas por acadêmicos do curso de Jornalismo, já que o objetivo é esses alunos adquirirem experiência com Rádio. A programação é dentro da Unipar, sendo que todos os alunos, de qualquer curso podem ouvi-la.

Um dos programas é o X Cultura feito pelos acadêmicos do segundo ano de Jornalismo, Fala meu bairro é um programa desenvolvido por alunos do terceiro ano. Outros como Mundo popular brasileiro, Brechó, Um minuto de cinema também é transmitido pela Rádio Conexão.
Os horários da transmissão são sempre nos intervalos das aulas, 20h55, e algumas vezes no início das aulas ,19h.











O mundo da comunicação

Com muitas histórias desde sua fundação a Rádio Matelândia fica localizada na Cidade que tem o mesmo nome. È, portanto o veiculo de comunicação com grande abrangência no extremo oeste do Paraná com uma audiência considerada.

Foi a primeira Rádio colocada em operação entre as cidades de Cascavel e Foz do Iguaçu em seus quase 40 anos de comunicação no ar. Para acompanhar as tendências de mercado se moderniza para levar a seu ouvinte a melhor qualidade de som além da sua grade de programação para todos os gostos.

O Radio evidentemente pode ser considerado um veiculo de massa, pois está ao alcance de todos independentemente de classe social, todos ouvem Rádio ou até mesmo tem como sua companhia no dia-a-dia. O mesmo é fascinante o veiculo propicia momentos de magia e contagia multidões.Serve também para informar e ser um prestador de serviços a comunidade. É considerado o veiculo mais rápido para informar o público, informa com precisão e até mesmo em tempo real os fatos.




Notícias democráticas

A política faz parte de nossa história, independente dos gostos pessoais de cada um. O fato é que de alguma forma precisamos estar atentos ao meio, seja através dos jornais, televisões ou rádios, cada um escolhe a forma que lhe convir.

Sendo assim, para Madson de Oliveira, diretor da Assessoria de Assuntos Comunitários de Cascavel, os órgãos de imprensa só têm a contribuir com o enriquecimento cultural de nossa população, apesar de ocorrerem certos erros, a informação é um direito que não podemos abrir mão.

Oliveira também salienta a importância da oposição nos diferentes níveis governamentais, seja ele municipal, estadual ou federal. “A oposição pode trazer à tona debates de interesse da população, levantar questões que antes não eram consideradas relevantes”.

Para Madson, a democratização da informação trouxe vários benefícios para nossa população, notícias em tempo real, fatos apurados com mais cautela e principalmente, podemos ouvir todos os lados da história e assim fazermos um julgamentos mais justos, passíveis de menos erros.




O mundo da comunicação





Em Cascavel possuímos quatro grandes jornais: Jornal O paraná, A Voz do Paraná, Jornal Hoje e Gazeta do Paraná, três deles tem circulação diária e um semanal. Todos tem o mesmo propósito de repassar o maior número de informações para os seus leitores.



O Jornal O Paraná é o mais antigo diário em circulação no Oeste paranaense, foi fundado em 15 de maio de 1976, pelo empresário Jacy Miguel Scanagatta e pelo jornalista Frederico Leopoldo Sefrim Filho. Três anos mais tarde foi vendido ao contador André Heitor Costi e ao jornalista Emir Sfair (in memorian).O Jornal é distribuído diariamente em mais de 70 municípios. Localizado na R: Pernambuco, 1.600, centro.



O Jornal A Voz do Paraná foi fundado em 23 de fevereiro de 2003 pelo publicitário Elias Klaime. É um jornal de distribuição semanal, hoje atinge 50 municípios do Oeste do Paraná, além de possuir uma circulação dirigida em Curitiba. Localizado na Av. Brasil, 6282, 11º andar /sala 111 - Shopping Central Park.



A equipe de reportagem tentou conseguir informações com o O Jornal Hoje sobre a data de inauguração do jornal e não obteve resposta dos colaboradores do mesmo. Emilio Fernando Martini é o atual diretor administrativo. A distribuição dos exemplares é diária e por toda região Oeste do Paraná. O Jornal fica localizado na R: Francisco Bartinik, 3058 - Bairro Coqueiral.



O Jornal Gazeta do Paraná foi fundado em 21 de novembro de 1991 pelo Diretor - Presidente Marcos Formighieri. Sua publicação é diária abrangendo todo o Paraná, o jornal está localizado na R: Fortunato Bebber, 868 - Jardim Pacaembu.









O mundo da comunicação


Acadêmicos de Jornalismo não possuem uma carga horária de estágio própria do curso. Existe as disciplinas praticas mas, estas não são consideradas estágios. Na verdade a maioria dos alunos saem da faculdade totalmente "cru". Pensando nisso as instituições buscam preparar o aluno, também com atividades e núcleos de práticas.


A UNIPAR faz este trabalho por meio da Agência de Notícias. É possivel ganhar experiência, aprender técnicas, desenvolver projetos. Atualmente a agência oferece núcleos de radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo e webjornalismo.


Cada núcleo desenvolve um tipo de projeto durante seis meses, após este período renova-se a turma, mas quem já fez o núcleo pode permanecer por mais um período. O material produzido geralmente está relacionado à instituição.


Para os interessados em participar de algum dos núcleos é necessério entrar em contato com os professores responsáveis.


Confira agora o que diz a responsável pela Agência de Notícias.





sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Motociclista x motoqueiro...

Você sabe diferenciar?
Fadanelli, do MotoClube Cobras do Asfalto, durante a expedição "Rumo ao Pacífico", realizada em janeiro deste ano


Se quiser ofender um motociclista, chame-o de motoqueiro. Mas, esteja preparado para receber uma verdadeira aula sobre o que cada um representa... Seria preconceituosa a diferença? Não, é uma questão de consciência e de respeito às pessoas e às leis de trânsito.
Embora o termo motociclista ganhe cada vez mais relação com pessoas que integram motoclubes e são adeptas do motociclismo de estrada, há, acredite, motociclistas que também fazem da moto seu meio de ganhar a vida. É o caráter que faz o motociclista e não a cilindrada da "máquina" que comanda...
"O motociclista é consciente. O motoqueiro faz da motocicleta uma arma, que usa contra si e contra os demais. Basta observar o número de acidentes envolvendo motos no Brasil. Eles costuram o trânsito, circulam sem capacetes ou até mesmo de chinelo, não respeitam a velocidade e, o que é pior... dão fama de baderneiro a todos que gostam deste veículo tão fascinante", explica o presidente do Motoclube Cobras do Asfalto, de Cascavel, Sandro Fadanelli.
É justamente a baderna que os motoqueiros causam que sustenta a bandeira do preconceito contra quem faz uso da moto. Mas paralelamente, é crescente o número de pessoas que já diferenciam um grupo, do outro, e que percebem que atrás da pele muitas vezes tatuada, roupas nada comuns, sobre motocicletas menos ainda há gente mais responsável do que imagina...
É assim que pensa o motociclista Clovis Giusti, do Motoclube Lobos do Oeste, o Bobi. "Nunca sofri algum tipo de preconceito, muito pelo contrário, é gratificante ver o carinho que recebemos nas várias localidades por onde passamos em nossos passeios e viagens". Segundo ele, o grupo é muito bem visto, inclusive, por entidades de classe, "tanto que constantemente realizamos atividades de cunho voluntário e assistencial, como a divulgação de campanhas beneficentes e participação em campanhas de vacinação".
Assim, pode-se dizer que motociclista é quem usa a liberdade que a motocicleta proporciona para o bem de todos, enquanto o motoqueiro não tem compromisso com nada. Nem ele mesmo...

NA ESTRADA
O motociclismo de estrada é um movimento que ganha cada vez mais adeptos, principalmente pela filosofia de vida que os integrantes pregam e pela organização dos motoclubes. Sair numa viagem dessas significa saber respeitar a hierarquia da organização na estrada e, se preciso for, ter humildade suficiente para acatar uma "bronca".
"Ocorre algumas vezes de um ultrapassar em faixa dupla e o grupo todo ser multado. É algo que sempre vai à discussão para ser evitado", explica Sérgio Bonatto, que faz parte do Cobras do Asfalto. Para ele, o entrosamento dos grupos entre si e com os demais é uma das melhores formas de mostrar que o preconceito está perto do fim e que o hobby forma, na verdade, uma TRIBO única.

No áudio confira o que pensa o advogado e motociclista Augusto Bittencourt, um dos idealizadores do On The Road, sobre o preconceito contra quem adora vento na cara sobre duas rodas...


No vídeo, um pouco do que acontece em eventos de motociclismo da região...

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

PEGANDO A ESTRADA

PEGANDO A ESTRADA

Sê para uns é uma tarefa difícil para outros é pura diversão,assim pode ser definida a cansativa jornada de acadêmicos que viajam todos os dias para diversas instituições de ensino superior de Cascavel. Cidades de pequeno porte são exportadoras diárias destes alunos que por vezes passam ate quatro horas diárias dentro de ônibus mal acomodados e chegam a universidade e ao trabalho no dia seguinte sentindo dores no corpo e com a sensação de uma noite mal dormida “é uma verdadeira batalha diária em busca do conhecimento” diz a estudante de pedagogia da UNIPAN,Marlene Machado.
Outro fator que agrega desconforto é a parte financeira,pois alem das mensalidades da faculdade o acadêmico ainda tem que reservar o dinheiro do ônibus e do lanche uma vez que o tempo é curto em função do trabalho “a gente tenta estudar durante o trajeto para que o tempo não seja muito longo” afirma Marlene,outros estudantes preferem assistir televisão ou participar de animados jogos de truco “só assim a gente não desiste e persiste em chegar ao final do curso” relata Andersom Sene acadêmico de enfermagem da FAG.

OUÇA ENTREVISTA COM ACADÊMICO VIAJANTE DE ONIBUS

Baile para a Terceira idade na periferia da cidade



Quem disse que terceira idade é aquela em que a pessoa fica em casa a mofar. Idéia ultrapassada. Na verdade, até a nomenclatura está ultrapassada. O Termo agora é "Melhor Idade". Pois bem, o que o digníssimo visitante de nosso blog ira descobrir, ao ouvir esta matéria, é que os vovôs e vovós do bairro Floresta arrastam o pé e chaqualalham o esqueleto em rítmos variadas. A matería é de Joel Perez

Confiram

Praças para o povo

Praças ganham importância em Cascavel

Depois de revitalizar a Praça Getúlio Vargas - o Marco Zero da colonização de Cascavel - e construir a moderna Praça Itália, o prefeito de Cascavel, dr. Lisias Tomé, está anunciando investimentos em outras três praças. Primeiro será a revitalização da Praça Wilson Joffre, no centro da cidade, vindo a seguir a Rui Barbosa, nos fundos do conjunto Morada do Sol, início do bairro Tropical, e, também, uma nova praça, na área adjacente ao Ginásio de Esportes da Neva.
A dona de casa Terezinha de Jesus Fraga, 37 anos, considera de fundamental importância este tipo de investimento. "A nossa praça Rui Barbosa, abandonada há anos, acabou se transformando num ponto de encontro de marginais e drogados. Depois de revitalizada, ésta situação com certeza vai mudar e a comunidade terá uma opção de lazer com segurança".
Em recente passagem por Cascavel, o presidente da Associazione Venneto Del Mondo, Pietro Fanton, ficou impressionado com a beleza da Praça Itália, na esquina da avenida Brasil com Rocha Pombo. Ele parabenizou a administração municipal dizendo - com um sotaque carregado do italiano que se fala na região de Veneza - que "esta Praça Itália de Cascavel tem tudo o que se espera de uma praça, oferecendo beleza e hospitalidade. Disse, também, que sob o ponto de vista visual, é como estar visitando uma praça de uma cidade européia".


terça-feira, 11 de setembro de 2007

AJUDANDO A APAE

Dia 22 de setembro, tradicional Baile da Imprensa no Cowboy Sallon, em Cascavel.Quem adquirir ingressos da APAE (R$ 12,00) estará contribuindo com 50% desse valor para a escola. IMPORTANTE: o repasse será apenas feito sobre os ingressos vendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.Informações: (45) 3226-4241 / 9969-2666 – Lúcia

domingo, 9 de setembro de 2007

O MUNDO UNDERGOUND



Já não é de hoje que Cascavel revela talentos no mundo musical. Há tempos atrás a cidade era um celeiro de bandas de rock n roll que variavam desde o punk rock até o sombrio e obscuro black metal.
Hoje em dia, podemos dizer que Cascavel volta a ser este celeiro. Várias bandas surgem no cenário underground cascavelense, bandas de punk/hardcore como Amnésia HC, bandas de thrash metal como o Embrio e várias outras de rock n roll como Os Parafernálias, Os Putos Loucos, Zeca Urubu.
Cascavel é uma cidade interiorana como todos sabem, e a maioria das pessoas gostam de ouvir música sertaneja e seus derivados e isso dificulta para todas as bandas de rock da cidade.
É ruim conseguir um lugar para tocar, verba para poder gravar discos sem contar os custos de viagens para tocar em outras cidades para ter o trabalho reconhecido.
Esses são apenas alguns fatores que complicam a vida das bandas underground, mais como o rock n roll corre na veia, nenhuma dessas bandas desiste fácil, o amor pela música é maior que qualquer barreira.
Video no YouTube Banda Os Putos Loucos: http://www.youtube.com/watch?v=fVC7gy6eZYM