sábado, 18 de agosto de 2007

Horta comunitária







Há 20 anos em Cascavel, a horta municipal comunitária mantida pela prefeitura, atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, localizada no final da rua Cuiabá, sentido bairro Santa Cruz. Nessa horta você pode encontrar desde couve, alface, cebola, cenoura a até beterraba.

De acordo com o gerente da horta, Adalberto Teodoro Silva, esses produtos são doados a entidades carentes de Cascavel, escolas municipais e creches. "Se chega até aqui uma pessoa humilde, que a gente percebe sua necessidade, nós ajudamos", comenta o gerente.

No Cemic (Centro de Menores Integrados à Comunidade) há uma horta que é somente do consumo da instituição, os alunos ajudam a cultivar o plantio, e ali eles tem aula prática e teórica. "Estamos com um planejamento para expandir a horta em favor da comunidade, temos um estagiário na horta que tem avaliado esse projeto", diz a pedagoga da instituição Vera Aparecida Ange.

Se alguém tem o interesse de criar uma horta comunitária, basta entrar em contato com o gerente Adalberto Teodoro e também com o secretário de agricultura de Cascavel, José Loyola, que irão orientar e analisar a terra.

Telefone da horta municipal - (45) 3902-1723 falar com Adalberto
Telefone do Cemic - (45) 3227-4729 - falar com Vera

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Festa APAExonada

Dia 24 de agosto (sexta-feira) acontece a "festa APAExonada", uma promoção solidária à unidade de ensino da APAE de Cascavel.Será uma noite de pagode e outros ritmos na BIELLE CLUB.A APAE receberá 70% do valor dos ingressos, somente na compra antecipada. O INGRESSO pode ser adquirido na Loja Takes e principalmente na APAE, de fácil localização - na rua Manaus (ao lado do Seminário São José Operário), a três quadras da rua Jorge Lacerda. Informações podem ser obtidas por intermédio do (45) 3226-4241.

Não são apenas cobras que gostam de asfalto...

São lobos, serpentes (algumas de aço), cachorros de bugre... Só em Cascavel, atualmente há 14 moto clubes cadastrados no Moto Tour – site que congrega os mais tradicionais clubes de motociclistas do país. São os Cachorros de Bugre, Cobras do Asfalto, Discípulos do Asfalto, Garagem Moto Grupo, Garra Moto Clube, Gremlins do Asfalto, Guapos Moto Clube, Lobos do Oeste, Moto Grupo Cascavel, Mulambos do Asfalto, Os Guapos, Serpente d’Oeste, Serpentes de Aço e os Trankeras do Asfalto. O que eles têm em comum? A vontade de ter asas como águias. E a paixão pela liberdade é contagiante: a cada ano os motoclubes se fortalecem, ganham espaço e atraem adeptos. São pessoas de todas as idades, das mais diversas profissões e localidades, que encontram no motociclismo momentos de lazer e doação pessoal. Nas reuniões, momentos para ‘desestressar’, conversar, compartilhar experiências, relatar aventuras e programar outras. Em alguns motoclubes as reuniões são realizadas semanalmente, em outros, mensalmente, conforme o estatuto de cada um. Mas há deveres também. Como prega o Estatuto do Lobos do Oeste Moto Clube: “além de respeitar e ser leal com o motoclube e demais membros, o associado deve manter a ética na sua vida profissional e motociclística”. E além de manter boa conduta, os Lobos participam de várias atividades de cunho voluntário, como auxílio a entidades assistenciais, ajuda em campanhas de vacinação e divulgação de campanhas diversas, e como diz um dos integrantes do grupo, Clóvis Giusti, o Bobi, sem qualquer alarde ou para divulgar o nome do grupo, apenas pelo prazer de contribuir com a sociedade. Para ingressar nos motoclubes, os interessados devem atender aos critérios de cada um. No caso do Lobos do Oeste, Bobi diz que a pessoa deve ser indicada por algum membro do grupo, ou, por iniciativa própria, deve criar um laço de amizade com o grupo. Daí a pessoa é convidada a participar de passeios e viagens e das confraternizações que acontecem mensalmente e a seleção acaba acontecendo de forma natural, ou seja, “se a pessoa se identificar com o grupo é facilmente ingressada no mesmo”.Outras informações sobre motoclubes podem ser obtidas no site http://www.mototour.com.br/


“O objetivo do nosso grupo é respeitar os interesses e limites de cada membro, pois o que queremos é fazer aquilo que dê prazer, e isto só se consegue quando vc realiza algo com liberdade
de escolha, por isso somos amantes da LIBERDADE”.
Bobi, Lobos do Oeste Moto Clube

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

O sucesso da feira do pequeno produtor


É impossível passar pelo centro de cascavel e não perceber um enorme movimento de gente na Avenida Brasil entre as ruas Riachuelo e Afonso Pena nas quartas, quintas sábados e domingos, é a feira do pequeno produtor rural, também conhecida como feira do pequeno agricultor. Nela encontram-se vários tipos de produtos vindos diretamente do produtor para o consumidor. Verduras, legumes, frutas pães, derivados do milho e muita gente comendo pastel.
Tudo começou há aproximadamente 33 anos atrás, quando uma senhora que atendia pelo sobrenome de Nunes Vieira vinha da região de São Salvador e Rio do Salto de ônibus carregando suas cestas de folhas e legumes para vender. Nunes Vieira fazia a sua feira na antiga rodoviária de Cascavel, próxima a rua Carlos Gomes. Porém a atual feira do pequeno produtor, não se pode afirmar exatamente há quanto tempo se instalou na cidade. Hoje são 100 feirantes expositores, mas um número maior de famílias se torna dependente da feira, são aproximadamente 150 famílias de pequenos produtores que retiram parte ou toda a sua renda da venda de produtos oriundos da colônia. Algumas dessas famílias produzem pouco, ou têm pouca terra e acaba não compensando se deslocar do interior para a cidade para vender seus produtos, então entregam para um vizinho vender. Segundo o presidente da associação do pequeno produtor rural, Luis Alberto Meyer dessa forma se contribui com a distribuição de renda e a criação de empregos.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Projeto social leva cultura aos bairros


Cerca de 40 crianças e pré-adolescentes que estudam nas escolas estaduais dos bairros Pacaembu e Jardim União constituem frutos concretos do projeto “Circuito da Cultura Cidadã”, desenvolvido desde 2006 pela Secretaria Municipal da Cultura de Cascavel. Eles integram dois grupos de flauta doce formados a partir da realização da etapa do “Circuito” em seus respectivos bairros e, desde então, vêm recebendo aulas semanais, ministradas pela professora Giodana Lube, coordenadora da área de música daquela Secretaria."Nosso objetivo é justamente fomentar o interesse cultural e artístico na cidade e aprofundar o contato do jovem com a música. Por isso o projeto tem que ser permanente e contínuo", ressalta ela, lembrando que o tempo mínimo para a formação de um grupo é de seis meses. Para Giordana, a música – além de despertar a sensibilidade artística – pode mudar a vida de uma pessoa. "É a abertura de um olhar mais atento para as manifestações da arte e, acima de tudo, um novo olhar de mundo. Se envolver em projetos como este significa abrir mão do individualismo em prol do desenvolvimento em grupo", diz.


PLATÉIA AMIGA


Em cada etapa do “Circuito da Cultura Cidadã”, a Secretaria da Cultura leva aos bairros atividades nas áreas de música, cinema, dança, literatura e teatro. O ponto alto acontece nas tardes de sábado, quando é montado o “Palco do Povo”, oferecendo infra-estrutura para que os talentos dos bairros possam mostrar suas aptidões diante de uma platéia constituída por amigos, familiares e vizinhos.No primeiro semestre de 2007, a Secretaria da Cultura solidificou os grupos de flauta doce e vai retomar o projeto nos próximos meses. “Estamos atentos e estudando inovações”- argumenta o diretor de Difusão Cultural, Wanderley dos Anjos. Ele ressalta que já existe outro projeto motivado pelo “Circuito”, que é um grupo de teatro dirigido pelo experiente ator Estefano Anzoategui. Vários corais infantis também estão se estruturando a partir do apoio da Secretaria da Cultura, inclusive com apresentações realizadas no mês de julho no 18º Festival de Música, parte integrante do I Festival Internacional de Cascavel (FICA).

Duplicação da BR 467 fica pronta em dezembro

O engenheiro chefe do escritório regional do DER em Cascavel, Milton Podolak Júnior, reafirmou hoje (15) a intenção de entregar as obras de duplicação do trecho urbano da BR-467 até o dia 14 de dezembro, data de aniversário do município. “Estamos acompanhando diariamente o andamento das obras e se o clima não for muito chuvoso nos meses de outubro e novembro, com certeza a duplicação estará concluída” – disse ele.
A duplicação do trecho urbano é uma espécie de continuação do trabalho que foi feito nos 30 quilômetros da rodovia que liga Cascavel a Toledo. Este trecho urbano, com cerca de 10 quilômetros, demanda investimentos – por parte do governo do Estado – na ordem de R$ 30 milhões.
Além da duplicação das duas pistas, o projeto contempla a implantação de cinco viadutos e vias marginais. “Uma novidade” – anunciou em primeira mão Podolak – “é que conseguimos a liberação para construir, também, três passarelas exclusivas para pedestres, em áreas onde há maior fluxo popular”.
Se não for possível entregar a obra totalmente concluída até 14 de dezembro, o engenheiro do Departamento de Estradas de Rodagem acentua que “no máximo pode ficar alguma coisa da pavimentação das vias marginais para o início de janeiro”.

SEGURANÇA

Para os moradores dos bairros localizados na região Norte de Cascavel, a duplicação da área urbana da Br-467 trás uma série de vantagens, como maior valorização dos terrenos e imóveis em geral, além da facilidade de acesso e interligação com o restante da cidade. O número de acidentes também deve diminuir bastante, em razão da maior segurança oferecida pelos viadutos.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Primeiras damas não querem ser sombras dos prefeitos

A ADAMOP - Associação das Primeiras Damas do Oeste do Paraná foi fundada em 02 de abril de 1993. É uma entidade municipalista, sem fins lucrativos, a qual foi reconhecida de utilidade pública estadual, municipal e federal. Abrange 50 municípios do Oeste do estado e tem como objetivo lutar em prol das causas comuns aos interesses dos municípios membros, visando maior integração, sempre em regime de cooperação. Além de troca de experiências, juntas as primeiras-damas procuram realizar um trabalho com determinação e entusiamo em benefício da sociedade.
Uma grande preocupação da ADAMOP é tratar em suas reuniões, assuntos relacionados à criança, principalmente incentivando os Conselhos Municipais da Criança e doAdolescente, bem como os Conselhos Tutelares.
A ADAMOP ganha força e quer conquistar mais espaço, não só pela chamada liberação feminina, mas são essas mulheres, exemplos de administradoras dentro das secretarias que atuam. Elas podem mostrar a sociedade que o papel da primeira dama não é apenas estar ao lado de seu esposo em eventos "sociais", e sim, despertar para a Política visando os interesses da comunidade.
A ADAMOP tem como presidente atual a 1ª Dama de Anahy, Sra. Maria de Fátima Bosi, a mesma almeja a união e desenvolvimento na área social, buscando um maior intercâmbio com todas as entidades afins, com objetivo único, o bem estar da população.
Está previsto para o dia 13 de setembro, mais um evento da ADAMOP. Nessa ocasião haverá a apresentação do Projeto Coleta Solidária, na qual o coordenador do Projeto Sr. Luis Carlos Martinc, com a parceria da Usina Hidrelétrica de Itaipu, ministrará uma palestra visando melhores condições de vida aos catadores de lixo e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e preservação do meio ambiente.
CURIOSIDADES:
Já que estamos falando da Região Oeste do Paraná, faz-se necessário que falemos um pouco dos dados técnicos referente à nossa região.
A região Oeste do Paraná é constituída por 50 muinicípios, apresenta uma superfície 22.832.55 km, correspondendo a 11,46% do território paranaense e está localizada entre os rios Paraná, Iguaçu e Piquiri.
A região é essencialmente agrícola, desenvolve uma agricultura moderna e tecnificada produzindo em média 3.800.000 toneladas de grãos ao ano. Contribui com 22% do total produzido no estado e 13% da produção nacional.
O comércio coloca-se em segundo plano de representatividade, com participação de cerca de 9% do total arrecadado no Paraná.
(Fonte: arquivo ADAMOP).

Alfinetada Punk III

Aconteceu no último dia 12/08 na cidade de Cascavel - PR o festival Alfinetada Punk III, um lugar onde encontramos pessoas de todos os estilos, credos, cor e classe social.
Desde a primeira edição em 2005, o evento reúne milhares de pessoas de toda região e tem como filosofia pregar a liberdade e o “não” à repressão, tudo com conciência e responsabilidade mostrando que o movimento anarquista tem uma filosofia e um ideal.
Neste ano tivemos artistas de Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Cascavel, quatro grandes cidades mostrando que existem bandas de qualidades sem paga pau pra gringo nenhum, esse é o trunfo do festival, usar artistas independentes que levam o nome de sua cidade pelos porões do underground no Brasil.
A organização do festival está de parabéns, bom som, boas bandas, cerveja barata, tudo que um velho punk precisa.Agora é esperar a edição IV acontecer em 2008, com certeza estaremos