sábado, 8 de setembro de 2007

Desfile Afro mistura consciência e cultura

Foto: José Rico Boni dos Santos

Foto: José Rico Boni dos Santos





Edição de imagem: Fabio Bonadeu

O Colégio Estadual Olavo Bilac, de Ubiratã, realizou na noite da última quinta-feira o evento “Desfile Ecológico Beleza Afro, Raízes da Nossa Cultura”. O encontro teve como objetivo ressaltar a cultura afro-brasileira e ainda mostrar a confecção de peças de roupas e acessórios feitos de produtos recicláveis. Após uma breve apresentação de um grupo de capoeira, teve início o evento.

De acordo com a estudante de design em tecnologia de moda, Angélica Gusciora, 23, os projetos de valorização da beleza negra são desenvolvidos simultaneamente aos de reciclagem. “Existe uma parceria onde cada aluno e seus coordenadores idealizaram uma roupa. Com as peças confeccionadas acontece o desfile. Todo ele possui temas afros como o candomblé e a umbanda”, explica.

Ela conta ainda que o projeto deu tão certo que no ano que vem ele deve acontecer novamente e com um público ainda maior. “Já estamos pensando nas novidades”, comenta. O comércio local colaborou doando brindes e peças para decoração.

Segundo a professora de português e artes, Lindaura Lopes Magalhães, 47, que também coordena o projeto, o projeto vai além de uma simples mostra de cultura. “Queremos conscientizar os alunos que somos uma mescla de diversas raças, e que o Brasil é um país privilegiado, que sabe tratar bem seu povo, e fazer a diferença lá fora”, afirma.

A professora, a exemplo de muitos outros profissionais, busca dinamizar o ensino. “Estamos desenvolvendo novas formas de tratar de assuntos polêmicos em nossa sociedade, este é um dos tabus que já estamos conseguindo quebrar”, conclui.


Mais informações:
Colégio Estadual Olavo Bilac: (44) 3543-2444
Angelica Gusciora: (44) 3543-2515/(44) 9917-6370
Lindaura Lopes Magalhães: (44) 3543-2444/(44) 3543-2953

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Porque se sujar faz bem........


Em Janeiro de 2001 nascia o Clube Jipeiros em Cascavel, com cerca de 3 integrantes. Hoje o grupo soma 70 pessoas . Segundo o presidente Edegar Decker é possível descrever em poucas palavras o sentimento do amante do Off Road, "Uma pessoa normal, que trabalha a semana inteira e fica ansioso para chegar o sábado, de preferência com muita chuva e muito barro para passear e patinar ". afirma.
Lama ou poeira, no meio do mato ou em desertos, este é o cenário dos jipeiros. Lugares e trilhas muitas vezes desconhecidos, a sensação de ultrapassar limites e fronteiras. Um sentimento maior de liberdade e independência sobre quatro rodas.
E por falar em independência, hoje é "7 de setembro de 2007", dia em que o Brasil comemora 185 anos de liberdade e emancipação política. E no tradicional desfile cívico, escolar e militar que acontece todos os anos em Cascavel, o Clube jipeiros da cidade marca presença.
Segundo Decker, há cinco anos o clube desfila, e este ano após o evento eles irão acampar na Fazenda das Rações na Linha São Mateus. Ótima oportunidade para um passeio nas trilhas com os amigos e a família.







Vídeo do grupo em uma das trilhas, os amantes do Off Road

http://www.divshare.com/download/1879876-b93

Declaração de Edegar Decker

quinta-feira, 6 de setembro de 2007


Região norte busca integração pela Acic

A comunidade dos bairros Floresta, Clarito e Consolata, região norte do município se reúne desde o dia 31 de julho, o primeiro debate aconteceu no salão comunitário do bairro Floresta. A intenção é formar e planejar o quarto Núcleo Multisserorial pela Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Valorizar a classe comercial e a imagem dos bairros, que formam a região mais populosa da cidade, com 40 mil habitantes e mais de 150 empresas, é o objetivo dos empresários.
Os trabalhos vão ser coordenados pela consultora dos núcleos da Acic, Claudete Ivanchichen. “A integração de empresas a partir de uma estrutura do gênero pode trazer vários benefícios, porque elas terão um fórum permanente para se encontrar e abordar os mais diversos assuntos, e decidir encaminhamentos possíveis a cada um deles”. Os núcleos utilizam a metodologia do Empreender, que busca tornar empresários com necessidades comuns em parceiros.
A primeira ação será uma Campanha de Natal especifica para a região, que vai decorar os bairros e sortear prêmios para clientes do comércio local. A Campanha vai ser lançada amanhã, 7, a partir das 15 horas na avenida das Torres no bairro Floresta. Uma carreata vai marcar o início desta campanha que segue até o dia 30 de dezembro.
A Acic ainda mantém outros três Núcleos Multissetoriais, o primeiro formado foi do calçadão da avenida Brasil, denominado de Calçadão – Meu Centro. O segundo, com as empresas permissionárias da rodoviária formou o Núcleo Multissetorial dos Permissionários da Rodoviária, e ainda o Núcleo da Praça Wilson Joffre. Mais informações sobre como funcionam os Núcleos pela associação comercial podem ser conseguidas com Claudete Ivanchichen pelo telefone 3321-1440.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Salão comunitário do Brasilia 2 é revitalizado

Nesta quarta-feira, ás 11h, a Prefeitura de Cascavel entrega á comunidade do Brasilia 2, o salão comunitário que passou por reformas. O Prefeito Lisias Tomé vai passar, de forma simbólica, as chaves do salão para a presidente da associação, Dona Dalva. Na reforma foram investidos mais de R$ 12 mil, sendo trocado parte da cobertura, reboco interno, azulejos nos pisos e paredes da cozinha e do banheiro, além de outras adequações. Agora os moradores do Barsilia 2, podem contar novamente com um espaço de interação, debates e promoções da comunidade.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007



Nova emissora de Rádio FM em nossa região

O município de Boa Vista da Aparecida, que já possui uma emissora de Rádio Comunitária há 3 anos, alcança agora uma nova conquista na área de comunicação. Neste mês de setembro passa a funcionar em caráter experimental ¨Rota do Sol FM, 107,5¨ emissora de Rádio Comercial.
Foi um longo processo de implantação, e agora finalmente o projeto se concretizou, por meio de uma parceria entre os empresários do local. A Vantagem é que este tipo de emissora permitirá que outros municípios também possam sintonizá-la.