quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Projeto social leva cultura aos bairros


Cerca de 40 crianças e pré-adolescentes que estudam nas escolas estaduais dos bairros Pacaembu e Jardim União constituem frutos concretos do projeto “Circuito da Cultura Cidadã”, desenvolvido desde 2006 pela Secretaria Municipal da Cultura de Cascavel. Eles integram dois grupos de flauta doce formados a partir da realização da etapa do “Circuito” em seus respectivos bairros e, desde então, vêm recebendo aulas semanais, ministradas pela professora Giodana Lube, coordenadora da área de música daquela Secretaria."Nosso objetivo é justamente fomentar o interesse cultural e artístico na cidade e aprofundar o contato do jovem com a música. Por isso o projeto tem que ser permanente e contínuo", ressalta ela, lembrando que o tempo mínimo para a formação de um grupo é de seis meses. Para Giordana, a música – além de despertar a sensibilidade artística – pode mudar a vida de uma pessoa. "É a abertura de um olhar mais atento para as manifestações da arte e, acima de tudo, um novo olhar de mundo. Se envolver em projetos como este significa abrir mão do individualismo em prol do desenvolvimento em grupo", diz.


PLATÉIA AMIGA


Em cada etapa do “Circuito da Cultura Cidadã”, a Secretaria da Cultura leva aos bairros atividades nas áreas de música, cinema, dança, literatura e teatro. O ponto alto acontece nas tardes de sábado, quando é montado o “Palco do Povo”, oferecendo infra-estrutura para que os talentos dos bairros possam mostrar suas aptidões diante de uma platéia constituída por amigos, familiares e vizinhos.No primeiro semestre de 2007, a Secretaria da Cultura solidificou os grupos de flauta doce e vai retomar o projeto nos próximos meses. “Estamos atentos e estudando inovações”- argumenta o diretor de Difusão Cultural, Wanderley dos Anjos. Ele ressalta que já existe outro projeto motivado pelo “Circuito”, que é um grupo de teatro dirigido pelo experiente ator Estefano Anzoategui. Vários corais infantis também estão se estruturando a partir do apoio da Secretaria da Cultura, inclusive com apresentações realizadas no mês de julho no 18º Festival de Música, parte integrante do I Festival Internacional de Cascavel (FICA).

Um comentário:

Anônimo disse...

É sempre bom saber que existem ações sendo desenvolvidas pelo poder público para atender a população mais carente. Ainda mais na área cultural, onde os investimentos têm sempre um retorno garantido. Quem investe em cultura, economiza em segurança pública.