segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Primeiras damas não querem ser sombras dos prefeitos

A ADAMOP - Associação das Primeiras Damas do Oeste do Paraná foi fundada em 02 de abril de 1993. É uma entidade municipalista, sem fins lucrativos, a qual foi reconhecida de utilidade pública estadual, municipal e federal. Abrange 50 municípios do Oeste do estado e tem como objetivo lutar em prol das causas comuns aos interesses dos municípios membros, visando maior integração, sempre em regime de cooperação. Além de troca de experiências, juntas as primeiras-damas procuram realizar um trabalho com determinação e entusiamo em benefício da sociedade.
Uma grande preocupação da ADAMOP é tratar em suas reuniões, assuntos relacionados à criança, principalmente incentivando os Conselhos Municipais da Criança e doAdolescente, bem como os Conselhos Tutelares.
A ADAMOP ganha força e quer conquistar mais espaço, não só pela chamada liberação feminina, mas são essas mulheres, exemplos de administradoras dentro das secretarias que atuam. Elas podem mostrar a sociedade que o papel da primeira dama não é apenas estar ao lado de seu esposo em eventos "sociais", e sim, despertar para a Política visando os interesses da comunidade.
A ADAMOP tem como presidente atual a 1ª Dama de Anahy, Sra. Maria de Fátima Bosi, a mesma almeja a união e desenvolvimento na área social, buscando um maior intercâmbio com todas as entidades afins, com objetivo único, o bem estar da população.
Está previsto para o dia 13 de setembro, mais um evento da ADAMOP. Nessa ocasião haverá a apresentação do Projeto Coleta Solidária, na qual o coordenador do Projeto Sr. Luis Carlos Martinc, com a parceria da Usina Hidrelétrica de Itaipu, ministrará uma palestra visando melhores condições de vida aos catadores de lixo e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e preservação do meio ambiente.
CURIOSIDADES:
Já que estamos falando da Região Oeste do Paraná, faz-se necessário que falemos um pouco dos dados técnicos referente à nossa região.
A região Oeste do Paraná é constituída por 50 muinicípios, apresenta uma superfície 22.832.55 km, correspondendo a 11,46% do território paranaense e está localizada entre os rios Paraná, Iguaçu e Piquiri.
A região é essencialmente agrícola, desenvolve uma agricultura moderna e tecnificada produzindo em média 3.800.000 toneladas de grãos ao ano. Contribui com 22% do total produzido no estado e 13% da produção nacional.
O comércio coloca-se em segundo plano de representatividade, com participação de cerca de 9% do total arrecadado no Paraná.
(Fonte: arquivo ADAMOP).

3 comentários:

Anônimo disse...

Então Dani...Elas estão mais do certas em lutar pelo seu espaço, eu que acompanho de perto as atividades da ADAMOP, sei da importância que a Associação tem dado aos assuntos das crianças e adolescentes e, procurando cada vez mais conscientizar a sociedade como um todo para as questões ligadas à área sociail.
Beijusssss
Arlete

Anônimo disse...

Então Dani...Elas estão mais do certas em lutar pelo seu espaço, eu que acompanho de perto as atividades da ADAMOP, sei da importância que a Associação tem dado aos assuntos das crianças e adolescentes e, procurando cada vez mais conscientizar a sociedade como um todo para as questões ligadas à área social.

Denise Lima disse...

Boa idéia em apresentar dados sobre o Oeste do Paraná!
E muito bom saber do trabalho da ADAMOP!