sábado, 15 de setembro de 2007

VEGETAIS X CARNES

O QUE É MELHOR PARA NOSSA SAÚDE?





Marina Garcia, 29, é vegetariana desde os seis anos primeiramente por opçao da familia. Hoje ela conta que a alimentaçao de um vegetariano é baseada em alimentos derivados. “Não como carne, seja de frango ou peixe, acho que não é desculpa dizer que não se come carne vermelha... é carne igual”, diz Marina. Pedagoga, ela complementa que a cultura vegetariana vai contra o consumo de ovos, leite, queijos e tudo o que vem diretamente dos animais.
Algumas ensiclopedias dizem tambem que “o vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentos. Os ovolactovegetarianos consomem também ovos, e os lacto-vegetarianos leite e lacticínios”.
E, nao é somente da dieta que os vegetarianos excluem produtos de origem animal. Os mais rigorosos não usam cosmeticos, calçados e roupas vindos de animais.
A União Vegetariana Internacional define vegetarianismo como "a prática de não comer carne, aves, peixes ou seus subprodutos, com ou sem uso de laticínios e ovos."
Mas, porque não?
Sandra dos Santos, 53, acredita que a morte dos animais simboliza tortura. “Não precisamos de carne para viver! Os abatedouros sao leitos de mortes para estes animais. Eles morrem pra satisfazer vontades desnecessarias das pessoas”.
A carne vermelha, em especial, é a segunda maior causa de câncer, perdendo apenas para o fumo.
Mas a dentista Patrícia Azevedo, 23, argumenta: “a carne pode ser considerada como um alimento nobre para o homem, pois serve para a produção de energia, para a produção de novos tecidos orgânicos e para a regulação dos processos fisiológicos, respectivamente, a partir das gorduras, proteínas e vitaminas constituintes dos cortes carneos”.


Pesquisas recentes mostram que a carne bovina possui todos os minerais, destacando-se a presença de ferro, fósforo, potássio, sódio, magnésio e zinco. A proteína da carne contém todos os aminoácidos essenciais ao ser humano. A gordura da carne, além do aspecto energético, é importante pelos ácidos graxos essenciais, colesterol e vitaminas lipossolúveis.
A carne apresenta todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), as hidrossolúveis do complexo B (tiamina, riboflavina, nicotinamida, piridoxina, ácido pantotênico, ácido fólico, niacina, cobalamina e biotina) e um pouco de vitamina C também.
Ou seja, como qualquer assunto, este também possui os prós e os contras. Basta optar pelo sim ou pelo não, conforme os critérios que você utiliza para sua alimentação.

Nenhum comentário: