sábado, 25 de agosto de 2007

Cultivo de morango pode ser saída para o pequeno produtor


Na Região Oeste, assim como em boa parte do Paraná, o êxodo rural está aumentando. Muitos agricultores, diante do custo das culturas tradicionais como milho e soja, do clima oscilante e das novas pragas que surgem anualmente nas lavouras, estão usando da criatividade para permanecer no campo.

Para não deixar a terra que cultivaram durante boa parte da vida, algumas famílias têm investido em culturas diferenciadas, e conseguindo, com isso, lucro e qualidade de vida.

Um exemplo disso é o jovem produtor Anderson Inácio Luiz, 29, que mora na Vila Rural Verdes Campos, localizada no município de Ubiratã (90 km a noroeste de Cascavel), que começou a plantar morangos.

“Nossa área de plantio é pequena, por isso decidimos começar plantando pouco” diz Luiz, lembrando que além do cultivo de morango, ele também possui estufas onde cultiva alface, repolho, pepino, tomate entre outros. Todas as quartas-feiras e sábados ele vende o que produz na Feira do Produtor localizada na cidade de Ubiratã.

Ele diz que graças ao morango não teve que deixar sua terra e nem ir morar na cidade como muitos de seus vizinhos agricultores.

Atualmente residem na vila rural 60 famílias, destas, apenas três mantem o cultivo de hortifrutigranjeiros, o restante apenas moram ali. “No inverno em virtude da produção de hortaliças ser maior, a concorrência aumenta. O morango veio para ser um diferencial e está trazendo ótimos resultados”, garante.

Mais informações: Anderson (44) 9932-1938

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou de Portugal e moro em Portugal, eu tambem me iniciei no cultivo de morangos, comecei com 70 pes, estou a ter optimos resultados, nao uso adubos nem insecticidas, apenas uma rega de agua todos os dias e carinho, desejo para voce, felecidade no seu cultivo, quem nao arrisca nao petisca, boa sorte. Se tiver umas dicas de cultivo para me dar, agradeco que mas envie para tigre25@mail.pt.