domingo, 26 de agosto de 2007

TATTOOING - Cascavel




T
A
T
T
O
O
I
N
G
(nas fotos: criação de Teix / Dani tatuando)

Neste final de semana acontece a 1ª Convenção Internacional de Tatuagem em Cascavel-PR, o TATTOOING, onde se reúnem várias personalidades marcantes do mundo artístico da tatuagem, no Centro de Convenções e Eventos da cidade.

Com o objetivo de divulgar e defender os princípios desta arte, o Tattooing traz grandes nomes como Massao Nissiuti, Elsio Sespede (Polaco), Daniela Vasconcellos (Dani mãos de fada) e Marco Teix.

Massao veio de Bragança Paulista (SP) e realiza a técnica oriental do Tebori, onde a pessoa deita em uma esteira e é perfurada com uma agulha que vai presa em uma espécie de varinha de bambu. “Tudo o que sei foi resultado de muito esforço na época em que morava no Japão. E a sorte que tive de aprender com um mestre, que me aceitou como discípulo e me passou tudo o que sabia. A única coisa que ele me pediu, foi para que eu honrasse o que ele estava me ensinando. E a isso, dou muito valor”, diz o tatuador.

Polaco direciona seu trabalho para varias ramificações da arte, como disponibilizar seu acervo de fotos e desenhos que mostram a evolução da tatuagem e os equipamentos usados em varias épocas, no Museu Tattoo Brasil. O Museu fica em São Paulo (SP) e foi inaugurado em abril deste ano, ao lado do seu estúdio. Segundo Polaco “a idéia foi homenagear e retratar os 50 anos da tatuagem no Brasil".

Dani mãos de fada é de Florianópolis (SC) e veio para mostrar que mulheres também dominam as técnicas da tatuagem. Trabalhando com a arte há 9 anos, ela conta que no início de sua carreira enfrentou preconceitos por ser nova, mulher e não seguir o estilo padrão dos tatuadores. Dona de uma clássica beleza, a tatuadora viaja sempre em busca de divulgar seus trabalhos e traduzir os pensamentos de seus clientes em desenhos na pele.

Teix desenvolve um trabalho - juntamente com sua esposa - de passar seus desenhos para roupas e acessórios como bolsas, bótons, bijuterias e bonés. Assim, a pessoa tatuada pode levar consigo o desenho na pele, e numa camiseta, por exemplo. Para isso em seu local de trabalho, Curitiba (PR), conta com uma loja dentro do próprio estúdio.

Ou seja, esses ícones da tatuagem provam que “a tattoo é mais do que o estilo próprio, é a tradução dos ideais de cada um”.

O evento conta também com exposição de materiais, apresentação de bandas, grupos de motociclistas de todo o país, e show de Suspensão Corporal.
A Suspensão Corporal teve origem há milhares de anos, em diferentes tipos de culturas. Vários povos utilizavam-na (e ainda utilizam) como pretexto de religiosidade, cultos espirituais, fetiche ou apenas pela adrenalina produzida.
O Tattooing apresenta esta prática na tarde de hoje.
Abaixo trecho do Show da Banda Zé Ofensa na abertura do evento.


10 comentários:

Anônimo disse...

apavorooooooooooooooooo
total

x)

Caroline Pilz Pinnow disse...

tah ótima a tua cobertura da matéria, ou de vcs não sei...mas aumenta um poucquinho a letra que eu sou cegueta e não consigo ler direito, rerrarararara...bjão flor

Anônimo disse...

Ótima matéria. Exprimiu bem o que queria fazer e colocou de maneira dinâmica e concisa. Parabéns, Tássia!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Parabens amor, a matéria ficou 10, depois de tanto esforço e nervoso que vc passo na frente do pc, montando e tentando posta. Mas fico muito legal mesmo.
beijos

J♂ny disse...

nossa!!!
muito interesante esse conteudo sobre tatuagem, foi abordado um tema bem distindo sobre costume, parabens.

J♂ny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Valeu hein filha, q sufoco, qta correria, qta preocupação, "pois sabe como e sua mae"... Vc. ficou sem se alimentar,sem descansar;mas vendo tudo isso pronto...Vejo q valeu a pena tanto sacrificio, continue assim q vc vai longe. Estou muito orgulhosa de você.Parabéns menina...Beijão.

Thiago Quemel disse...

Po fico muito legal ...
Gostaria de pedir ajuda,Gostaria de poder conpriender mais esta Arte...
Meu nome é Thiago Quemel tenho 18 anos e faz 7 anos que tento compriender melhor estes tipos de arte...
Caso poder me ajudar com alguma informação Agradeço...
meu e-mail: thiago_dq22@hotmail.com
Disculpa encher o saco mais sou de uma cidade pacata e por aki não tive muito contato...
Desde já agradeço...
Só confirmando o trabalho postado Fico Muito Bom =D