sábado, 8 de setembro de 2007

Desfile Afro mistura consciência e cultura

Foto: José Rico Boni dos Santos

Foto: José Rico Boni dos Santos





Edição de imagem: Fabio Bonadeu

O Colégio Estadual Olavo Bilac, de Ubiratã, realizou na noite da última quinta-feira o evento “Desfile Ecológico Beleza Afro, Raízes da Nossa Cultura”. O encontro teve como objetivo ressaltar a cultura afro-brasileira e ainda mostrar a confecção de peças de roupas e acessórios feitos de produtos recicláveis. Após uma breve apresentação de um grupo de capoeira, teve início o evento.

De acordo com a estudante de design em tecnologia de moda, Angélica Gusciora, 23, os projetos de valorização da beleza negra são desenvolvidos simultaneamente aos de reciclagem. “Existe uma parceria onde cada aluno e seus coordenadores idealizaram uma roupa. Com as peças confeccionadas acontece o desfile. Todo ele possui temas afros como o candomblé e a umbanda”, explica.

Ela conta ainda que o projeto deu tão certo que no ano que vem ele deve acontecer novamente e com um público ainda maior. “Já estamos pensando nas novidades”, comenta. O comércio local colaborou doando brindes e peças para decoração.

Segundo a professora de português e artes, Lindaura Lopes Magalhães, 47, que também coordena o projeto, o projeto vai além de uma simples mostra de cultura. “Queremos conscientizar os alunos que somos uma mescla de diversas raças, e que o Brasil é um país privilegiado, que sabe tratar bem seu povo, e fazer a diferença lá fora”, afirma.

A professora, a exemplo de muitos outros profissionais, busca dinamizar o ensino. “Estamos desenvolvendo novas formas de tratar de assuntos polêmicos em nossa sociedade, este é um dos tabus que já estamos conseguindo quebrar”, conclui.


Mais informações:
Colégio Estadual Olavo Bilac: (44) 3543-2444
Angelica Gusciora: (44) 3543-2515/(44) 9917-6370
Lindaura Lopes Magalhães: (44) 3543-2444/(44) 3543-2953

Um comentário:

Simone Santos disse...

Fabio muito pertinente sua matéria, o vídeo bem interessante, parabéns!!!